Burarama, uma das mais tradicionais comunidades de imigrantes em Cachoeiro terá três dias de festa neste feriadão. A partir de amanhã, o distrito se prepara para receber turistas e comemorar o primeiro centenário da colonização italiana.

Esta será a primeira Feira AME Burarama. Coordenada pela Associação dos Moradores Empreendedores de Burarama, a Feira tem o objetivo de divulgar os produtos da região e também os prestadores de serviços locais,  que estarão reunidos no mesmo espaço.

O público poderá encontrar diversos tipos de artesanato, comidas típicas e bebidas artesanais, além de conhecer o trabalho de vários profissionais que prestam serviço no distrito.

São produtores que já atuam no sistema de agricultura familiar, mas agora vão desenvolver ações em conjunto, para formalização legal e ampliação do trabalho. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) já iniciou a orientação às famílias sobre as vantagens da formalização e sobre a documentação necessária.

“Nossa equipe participa, com os agricultores, desse processo de formação do grupo, que pode se tornar uma associação ou até mesmo uma cooperativa. Juntos, eles ganham força e estímulo mútuo para profissionalizar o trabalho no aspecto legal, trazendo vantagens em seguridade e captação de crédito”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo.

Durante a Feira, que segue até o dia 23, acontecerá a abertura das comemorações do Centenário da Imigração Italiana em Burarama, data importante para a localidade já que muitas famílias que ali residem são descendentes diretos destes primeiros imigrantes e têm muitas histórias e lembranças boas para contar. A praça estará decorada para fazer os turistas entrarem no clima.

No domingo, dia 23, a programação conta ainda com o 18º Encontro de Trilheiros, e a organização já avisou: em caso de chuva, a trilha vai ficar melhor ainda.

 

Música encerra cada dia de festa

Já na sexta-feira, tem apresentação de dança com participação de moradores vestidos a caráter. Na mesma sequência, outros moradores farão encenação representando a chegada dos italianos à região.

Em cada um dos três dias, a programação é encerrada com muita música ao vivo. Ricardo Campeão canta e toca estilos variados, na sexta e no sábado, incluindo clássicos da música popular brasileira. O sertanejo é representado pela dupla Diego e Denilson, enquanto Andrinho do Forró já diz a que veio no show de encerramento, com início às 17h de domingo.

 

Programação

Sexta-feira (21)

18h – abertura das barracas do grupo de empreendedores de Burarama

19h30 – atrações com dança e representação da chegada dos imigrantes italianos, exposição de carros, bicicletas, motos e carro de boi antigos

21h – show com Ricardo Campeão

 

Sábado (22)

18h – abertura das barracas do grupo de empreendedores de Burarama, exposição de carros, bicicletas, motos e carro de boi antigos

21h – show com Ricardo Campeão

22h – bingo de produtos do grupo de empreendedores de Burarama

 

Domingo (23)

7h30 – inscrição dos trilheiros e café da manhã

8h45 – benção aos trilheiros

9h – saída dos trilheiros

11h30 – almoço

13h – chegada e confraternização dos trilheiros

14h – show com Diego e Denilson

17h – show com Andrinho do Forró

 

VEJA TAMBÉM